Uma linguagem de programação fantastica para iniciantes no mundo da informática, principalmente crianças, é o SCRATCH!
Mas o que é o Scratch?
Vejamos o que diz o Wikipedia:
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.
E também controlar o mundo físico, juntamente com o Raspberry Pi e o Arduino!
Criado tendo em vista as experiências do Media Lab com a linguagem LOGO desenvolvida por Papert, o Scratch visa ir além dessa linguagem em três aspectos: fazer a linguagem mais suscetiva à manipulação, mais social e mais significante. Assim a forma como os blocos podem ser manipulados lhe confere uma possibilidade de aprendizagem auto-gerida através da prática de manipulação e teste dos projetos. A plataforma online permite que usuário interajam entre si, critiquem e aprendam com os projetos dos outros (remixing). Além disso, o Scratch permite a personalização através da incorporação de imagens e sons externos, bem como a possibilidade de desenhar e gravar som dentro da ferramenta.
O Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo Lego. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. É diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.
Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus barra de snirks. O Scratch se inspirou na forma como os DJs fazem a mixagem de sons para criarem novas músicas. Mas essa linguagem consegue mixar diversos tipos de mídias, como imagens, sons e outros programas.
No Scratch existe uma comunidade muito pequena de falantes de língua portuguesa em comparação à quantidade total, mas os poucos que se encontram programando e compartilhando esta linguagem de programação, já possuem um conhecimento avançado na ferramenta.
No ano de 2016, o Scratch Fundation anunciou uma parceria com a Google para a nova geração da ferramenta (versão 3.0). Esta nova versão será baseada em tecnologia web nativa (HTML 5) e contará com uma mudança na sua gramática. Os blocos antes montados verticalmente agora serão montados horizontalmente, assim como já ocorre no ScratchJr.
A previsão de lançamento do Scratch 3.0 era para o fim do ano de 2016, mas apenas a versão Beta está disponível. Pelo roadmap original, a versão Alpha estará disponível para o fim de 2017
A bem da verdade conheci a linguagem Scratch a pouco tempo, através do codeIoT, o qual promove cursos gratuitos e destinados a estudantes e professores de ensino fundamental e médio (qualquer interessado no tema pode se inscrever). Eu realmente recomendo os iniciantes no mundo da eletronica, programação e o IoT, a fazer estes cursos.
Para mim, a grande sacada do Scratch é poder utiliza-lo para controlar o mundo físico!
Baseado nisso, escrevi 4 posts, publicados no Instructables and Hackster.io mostrando como integrar o Scratch, mundo físico e animações com a ajuda do Raspberry Pi e do Arduino. Logo, estarei tmabém publicando estes tutoriais em portugues aqui em meu blog.
Saludos desde el sur del mundo!
Um abraço
Marcelo