ArduFarmBot, o livro!

Acaba de sair do forno o primeiro livro da série “Tutoriais MJRoBot”, o “ArduFarmBot: Automatizando uma horta de tomates com a ajuda da Internet das Coisas – IoT”.

O livro pode ser adquirido nas lojas do Kindle na Amazon:

book amazon

Por favor divulguem o livro e se gostaram, deixem um comentário na página da: Amazon.com.br

Caso encontrem erros ou tenham sugestões, por favor usem a area de mensagens aqui no blog, que procurarei corrigir nas próximas edições.

O livro usa o controlador eletrônico “ArduFarmBot” como base para o aprendizado de como se trabalhar tanto em HW quanto em SW, com: a) Displays do tipo LCD e OLED; b) LEDs e botões; c) Acionamento de bombas e lâmpadas via relés e d) Leitura de sensores tais como: DHT22 (temperatura e umidade relativa do ar), DS18B20 (temperatura do solo), YL69 (umidade do solo) e LDR (luminosidade).

Todas as principais etapas dos projetos são detalhadamente documentadas através de textos explicativos, diagramas de blocos, fotos coloridas de alta resolução, diagramas elétricos utilizando-se do aplicativo “Fritzing”, códigos completos armazenados no “GitHub” e vídeos do “YouTube”.

No livro, são desenvolvidas duas versões do controlador eletrônico “ArduFarmBot”, que a partir da captura de dados provenientes de uma horta de tomates, tais como temperatura do ar e solo, umidade relativa do ar, umidade do solo e luminosidade, decidem autonomamente a quantidade certa (e quando) uma plantação deve receber calor e água. O ArduFarmBot também permite a intervenção manual, tanto em forma local quanto remota via Internet, a fim de controlar o acionamento de uma bomba de água e de uma lâmpada elétrica, esta última para ser usada na geração de calor para as plantas.

O livro está dividido em 3 partes.

Na primeira parte, a partir do “Arduino Nano” de desenvolve uma versão tanto manual operada por botões, quanto automática do “ArduFarmBot”.

book1

Na segunda parte, se aprofunda no projeto da automação e introduz a operação remota através da criação de uma página na internet. O “ESP8266-01” é utilizado para a conexão “Wifi”, enviando dados para o serviço especializado em IoT, “ThingSpeak.com“.

book2

Na terceira parte, uma segunda versão do “ArduFarmBot” é desenvolvida, introduzindo o “NodeMCU ESP8266-12E”, um poderoso e versátil dispositivo para projetos em IoT, que substitui de forma integrada tanto o “Arduino Nano” quanto o “ESP8266-01”, utilizados nas partes anteriores do livro. Nesta última, se explora também uma nova plataforma de serviços do universo IoT, o “Blynk”.

book4

Espero que gostem! E se preparem para o Tutoriais MJRoBot 2: “Brincando com robôs”.

Não deixem de visitar e seguir minha página: MJRoBot.org no Facebook

Saludos desde el sur del mundo!

Nos vemos em meu próximo post!

Obrigado e um abração,

Marcelo

 

Anúncios

Autor: Marcelo Rovai

Engineer, writer and forever student. Passionate to share knowledge of electronics with focus on IoT and robotics.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s