Tutoriais em Português

cropped-img_0724-1.jpg

Translate to English:  UK button

Traducir al Español:  Spain button

Aqui voce encontrará meus mais importantes projetos, com todo o detalhamento necessário para poder entende-los em profundidade. Os projetos estão divididos por temas, mais ou menos em ordem cronólogica desde sua criação.
Os temas são:

       

   Click nas fotos para acessar os projetos


IoT com NodeMCU e ESP32

17. IoT Feito Fácil: ESP-MicroPython-MQTT-ThingSpeak

f0fe4-1mnjfip1pokqrtvl7gtazka

Com a ajuda do protocolo MQTT, enviaremos dados capturados de sensores, à um serviço de IoT, o ThingSpeak.com e a um aplicativo móvel, o Thingsview.


 

16. Programando MicroPython no ESP8266

portada 3

Vamos brincar com o MicroPython em um ESP8266 (ou ESP32) utilizando o um Jupyter Notebook. A idéia é obter dados de sensores, agindo em um mundo físico diretamente do Jupyter.


15. “IoT feito simples: Captura remota de dados meteorológicos”

portada

Neste tutorial, capturaremos dados remotos como UV (radiação ultravioleta), temperatura e umidade do ar. Esses dados serão enviados ao serviço de IoT: Thingspeak.com.


14. “IOT feito fácil”: Brincando com o ESP32 no Arduino IDE

ESP32 Portada

Neste tutorial, exploraremos  sobre o ESP32, o mais novo dispositivo para uso no campo do IoT. Esta placa, desenvolvida pela Espressif, deverá ser a sucessora do ESP8266, devido ao seu baixo preço e excelentes recursos.


 13. O IoT feito simples: Monitorando múltiplos sensores

NodeMCU_Multiple_DS1B20

Alguns meses atrás, publiquei aqui um tutorial sobre o monitoramento de temperatura usando o DS18B20, um sensor digital que se comunica através de um barramento de um único fio (bus do tipo “1-wire”), sendo os dados enviados pela à internet com a ajuda de um módulo NodeMCU e o aplicativo Blynk. Mas o que passamos por cima naquele tutorial, foi uma das grandes vantagens desse tipo de sensor que é a possibilidade de coletar dados múltiplos, provenientes de vários sensores conectados ao mesmo barramento de 1 fio (“1-wire”). E agora é hora de também explorá-lo.


 12.“Computer, Fire All Weapons!”

Cover3

Neste novo tutorial, partiremos do conceito de emulação de dispositivos WeMo, mas em vez de usar relés para ligar / desligar aparelhos elétricos, “ativaremos” funções mais complexas, onde múltiplos dispositivos estarão envolvidos. Aprenderemos como simular o disparo de algumas armas encontradas na Star Trek Enterprise, tais como Photon Torpedos e Phasers!


11. Alexa – NodeMCU: Emulando um dispositivo WeMo

IMG_1598

Exploraremos aqui como usar a Alexa, um assistente pessoal inteligente, popularizado pelo Amazon Echo e Echo-Dot, em projetos de automação residencial. A Alexa pode controlar vários dispositivos inteligentes funcionando como um hub de automação residencial. Usaremos neste projeto, o “Echo-Dot”, que permite aos usuários ativar o dispositivo usando uma palavra de despertar, como “Alexa” ou “Computer”, como em “Star Trek ! No espaço da automação residencial, a Alexa pode interagir com vários dispositivos diferentes como Philips Hue, Belkin Wemo, SmartThings, etc. Em nosso caso, vamos emular o WeMo, usando a biblioteca fauxmoESP.

10. IoT feito simples: Controlando servos com o NodeMCU e o Blynk

IMG_1598

Neste tutorial, exploraremos como controlar um servo através da Internet. Para isso, lançaremos mão de uma importante dupla de dispositivos no mundo do IoT: o NodeMCU ESP12-E e o Blynk. Começaremos por aprender como conectar um servo com o NodeMCU, como controlá-lo localmente com um potenciômetro, como ver sua posição em um display e finalmente como controlá-lo através da internet usando um smartphone.

9. Robô controlado por voz via WiFi

IMG_1357

Neste tutorial desenvolveremos nossa própria App em um smartphone Android controlando, tanto com botões quanto por voz um robô via WiFi e utilizando como micro-controlador nosso velho amigo, o NodeMCU!


8. Controle ativado por voz com Android e NodeMCU

Cover

Neste tutorial desenvolveremos nossa própria App em um smartphone Android controlando, tanto com botões quanto por voz, nossos dispositivos domésticos.


7. Quando o IoT encontra a Inteligência Artificial: Automação residencial com Alexa e NodeMCU

Alexa Post Cover

Exploraremos neste tutorial, como usar a Alexa, um assistente pessoal inteligente desenvolvido pela Amazon Lab126, popularizado pelo Amazon Echo e Echo-DotAlexa é capaz de interação de voz, podendo controlar vários dispositivos inteligentes usando-se como um hub de automação residencial.


6. IoT feito simples: Estação meteorológica doméstica com NodeMCU e OLED

WeatherStation final

Continuemos nossa exploração pelo mundo do IoT, nas asas do NodeMCU! Neste tutorial, desenvolveremos uma estação meteorológica doméstica, onde se exibirá informações tais como temperatura e condições climáticas, tanto para o dia corrente quanto para os próximos 3 dias. Nossa estação também exibirá informações internas da casa, como temperatura e umidade relativa do ar.


5.“ArduFarmBot 2” – Sistema automático para irrigação e calor, agora com o NodeMCU e Blynk

img_0724-11

Algum tempo atrás, desenvolvemos aqui o projeto de um sistema de jardinagem totalmente automatizado: “ArduFarmBot: Controlando um tomateiro com a ajuda de um Arduino e Internet das coisas (IoT)“. As principais especificações originais serão mantidas nesta nova versão, o ArduFarmBot 2, porém agora o projeto será baseado nas plataformas de IoT: NodeMCU ESP8266BLYNK.


4. O IoT feito simples: Monitorando a temperatura desde qualquer lugar

fzxen7jixkpyn9v-large

É incrível como hoje em dia podemos montar rapidamente um projeto de IoT utilizando-se apenas de um “chip” de uns poucos dólares e um aplicativo carregado em seu smartphone. Neste tutorial também aprenderemos sobre um sensor digital de temperatura confiável e muito fácil de usar, o DS18B20.


3. IoT: Sensor de movimento com o NodeMCU e BLYNK

f9uolvuivo85ank-large

Simples tutorial para demonstrar a facilidade de implementação de um projeto do tipo “Internet das Coisas” (IoT) com o NodeMCU e o Blynk.Toda vez que um movimento é detectado pelo sensor, uma mensagem fornecida pelo aplicativo Blynk é enviada para um smartphone.


2. LaserCat – IoT com NodeMCU e Blynk

frtj0aviv0b7svf-large
Este é um projeto muito simples, onde a idéia principal é explorar como controlar servos via internet. Para isso, usaremos uma grande dupla de componentes, o NodeMCU ESP12-E e um aplicativo Blynk.


1. Do “blink” ao BLYNK, uma viagem pela “Internet das coisas” nas asas do NodeMCU ESP-12E

mainphoto2

Neste tutorial, aprenderemos a lidar com este fantástico dispositivo, o NodeMCU ESP-12E Development Kit V. 1.0, onde aprenderemos como:

  • Fazer piscar um LED pela internet
  • Ligar o ESP a um display LCD do tipo “OLED”
  • Capturar dados gerados por sensores tanto analógicos como digitais
  • Subir dados a um serviço de Internet das coisas tal como o Thinkspeak
  • Controlar “coisas” pela internet, utilisando-se aplicativos para smartphones como o BLINK

Voltar ao início da página

IoT com Arduino / ESP8266

6. “IoT feito fácil”: Conectando coisas desde qualquer canto do mundo!

ProjectFinal

Nosso objetivo neste tutorial será basicamente coletar informações de uma unidade local, enviando-as à internet. Um usuário em qualquer parte do planeta, olhando estas informações, tomará decisões enviando comandos remotos à atuadores, os quais também estarão nesta unidade local. Qualquer sensor ou atuador poderia ser utilizado.


5. ArduFarmBot: Part 2 – “Estação Remota” – IoT

img_0017

Este post é uma continuação do ArduFarmBot: Controlando um tomateiro com a ajuda de um Arduino e Internet das coisas (IoT). Nesta  segunda parte, implementaremos uma abordagem “IoT” onde a”intervenção manual” também poderá ser feita remotamente via Internet. O diagrama de blocos mostra como faremos isso:


4. ArduFarmBot: Controlando um tomateiro com a ajuda de um Arduino e Internet das coisas (IoT)

RoboTomato2

Nesta primeira parte do projeto, criaremos uma estação local de controle e captura de informações, tais como temperatura, umidade relativa do ar, luminosidade e umidade do solo. Com base nesses dados, o ArduFarmBot decidirá automaticamente a quantidade certa (e quando) o tomateiro deveria receber calor e água. A estação local de controle também permitirá a intervenção manual de um operador a fim de controlar tanto a bomba de água quanto a lâmpada elétrica.


 3. O ESP8266 parte 3 – Acionando LEDs remotamente

FullSizeRender 2

Chegamos ao ponto de acionar LEDs (ou qualquer coisa) remotamente via WiFi. A diferença básica aqui, é que ao invés do Arduino criar uma pagina web para enviar as informações capturadas, agora será uma página criada anteriormente em HTML e hospedada em algum sitio web (no nosso caso aqui estará em emu desktop) que enviará os dados. Esta pagina estará recebendo comandos de um usuário enviando-os via WiFi ao Arduino.


2. O ESP8266 parte 2 – Web Server

IoT

Aqui vamos dar uma pincelada no que se deve fazer com o ESP para interagir com os GPIOs do Arduino remotamente via web .


1. O ESP8266 parte 1 – Serial WIFI Module

esp8266

O ESP8266 é talvez o mais versátil modulo serial para se conectar “coisas” a internet, daí ele ser tão popular no mundo do IoT. Ele é um modulo completo, que inclui um microprocessador que pode ser programado diretamente via o IDE do Arduino (em C++), ou em outros ambientes para compilação (usualmente usando uma linguagem de alto nível própria, o “Lua”).O Raspberry-Pi


Voltar ao início da página

O Raspberry Pi

5. Computação Física e o Jupyter Notebook

Portada2

Todos sabemos que o Jupyter Notebook é uma ferramenta fantástica, ou melhor, um aplicativo Web de código aberto que permite criar e compartilhar documentos que contenham códigos ativos, equações, visualizações e texto.

O Jupyter Notebook é amplamente utilizado no campo do Data Science, limpando e transformando dados, fazendo simulações numéricas, modelagem estatística, visualização de dados, aprendizado de máquina e muito mais!

Mas, que tal usar os Jupyter Notebooks para controlar os GPIOs de um Raspberry Pi?

É exatamente  isso que faremos neste tutorial. Aprenderemos como instalar o Jupyter Notebook em um Raspberry Pi, e diretamente nele, ler sensores e atuar em atuadores.


4. Computação Física – Scratch 2.0 para Raspberry Pi

Scratch 2 cover

Aqui, exploraremos projetos usando a versão mais recente do Scratch disponível para o Raspberry Pi, a 2.0, onde aprenderemos:

  • O que é o Scratch 2.0 e suas diferenças com o Scratch 1.4
  • Como interagir com LEDs, botões de pressão e campainha
  • Como criar blocos especiais
  • Como lidar com variáveis
  • Como integrar animações com o mundo físico.

3. Brincando com eletrônica: Como utilizar a biblioteca “GPIO Zero” no Raspberry Pi

img_0129
Uma maneira simples de aprender eletrônica é usando o Raspberry Pi e sua biblioteca “GPIO Zero”. Com poucas linhas de código em Python, você poderá facilmente controlar atuadores, ler sensores, etc. Esta biblioteca foi criada por Ben Nuttall da Raspberry Pi Foundation, Dave Jones entre outros. Aqui, neste rápido tutorial procurarei fornecer-lhes a base para a criação de circuitos simples, controlados pelo Raspberry Pi.


2. Controlando um Raspberry Pi robô pela Internet

RPiWebRobot

A idéia deste projeto, é criar um robô totalmente controlado pela internet, usando-se o Raspberry Pi como processador. O robô será controlado usando comandos de baixo nível escritos com shell scripts, os quais serão por sua vez comandados diretamente por uma página web escrita em HTML. O fato de não usarmos linguagens de alto nível como Python por exemplo, fará com que o robô reaja bem rápido aos comandos recebidos pela página (mesmo quando a internet for lenta).


1. O “Mars Rover” tupiniquim – Protótipo de uma estação móvel para captura de dados ambientais

final project

A idéia deste projecto é o desenvolvimento de um protótipo totalmente funcional para uma estação móvel  usada na coleta de dados ambientais tais como: temperatura, umidade e luminosidade.  Este protótipo foi desenvolvido somente para fins didáticos e fez parte de meu projeto final no curso de especialização do Coursera em parceria com a University of California, Irvine:  “Uma Introdução à Programação da Internet of Things (IOT)“.


Voltar ao início da página

Aprendendo robótica e eletrônica com o Arduino

10. O Arduino e a linguagem Scratch 2.0


scratch2

Neste tutorial, desenvolveremos novos projetos e idéias integrando o Scratch 2.0 com o Arduino, verdadeiros “campeões” quando se fala sobre o ensino de eletrônica e programacão para crianças, educadores e iniciantes. Existem poucas iniciativas disponíveis na web abrangendo Scratch 2 para Arduinos. Uma muito legal utilizada no tutorial, é a “s2aio“, uma extensão de hardware gratuita e aberta.


 9. Deteção de cores com o Arduino

Color DetectorNeste tutorial, exploraremos como ler cores usando um Arduino e sensores como o TCS 3200. A idéia será detectar a cor de um objeto, exibindo-a em um LCD. Este tutorial é a primeira parte de um projeto maior, um braço robótico que decide que operação executar a partir da cor de uma peça.


 8. Controlando o robô aspirador “Roomba” com Arduino e Android

IMG_4302

O Create 2 é uma plataforma robusta e relativamente barata para o desenvolvimento de projetos na área da robótica (pelo menos nos EUA, onde custa cerca de US $ 200). O Create2 é na verdade um Robô Aspirador de pó “Roomba” da série 660 restaurado que permite uma variedade de métodos de programação. No Brasil, mais e mais se torna comum este tipo de eletrodomésticos. Para começar, usei um Arduino e um aplicativo Android para poder mover o robô por aí. Neste tutorial, explorarei como conectar o Arduino com o Roomba via porta serial e como comandar seus motores, LEDs e som.


7. Robô explorador de labirintos, utilizando Inteligência Artificial com Arduino

IMG_3480

Este projeto foi desenvolvido a partir de meu último tutorial: “Rex”, um robô que nunca perde a linha! Depois de se conseguir desenvolver um robô com capacidade para seguir linhas, o próximo passo natural é sem dúvida, dar-lhe algum grau de inteligência. Assim, nessa etapa, o nosso querido “Rex, o Robô” tentará encontrar uma forma de escapar de um “labirinto” tomando o caminho mais curto e o mais rápido possível.


6. “Rex”, um robô que nunca perde a linha!

fmfsfcdin3ed6pp-medium

Esta é a primeira parte de um projeto mais complexo, explorando a potencialidade de um robô seguidor de linha. Construiremos um robô com controle PID e também aprenderemos como usar um dispositivo Android na configuração mais dos principais parâmetros (ganhos) de sua malha de controle. Na segunda parte deste projeto Robô explorador de labirintos, utilizando Inteligência Artificial com Arduino, aplicaremos conceitos de inteligência artificial para explorar labirintos,  encontrando o caminho da saída mais curto e rápido.


5. “Raqueando” o carrinho de controle remoto

Version 2

Vamos desmontar um desses carrinhos a controle remoto encontrados em lojas de brinquedos, “raqueando” suas principais partes e substituindo a eletrônica embarcada original por um microcontrolador tipo Arduino facilmente comandado a distância por um dispositivo Android. Com isso, ficará muito fácil adicionar ao carrinho novas funcionalidades, sensores, etc. É uma forma muito barata de se construir um robô para uso didático.


4. O braço robótico: Desenvolvimento do Projeto

FullSizeRender 24

Vamos ao projeto final! O circuito como comentado na primeira parte do projeto: O braço robótico – Introdução será baseado no Arduino MEGA, alguns potenciômetros, botões e LEDS para o “painel de controle local”.


3. O braço robótico – Introdução

post

O objetivo desse tutorial é desenvolver passo a passo um projeto para o controle e programação de um braço robótico, simulando as funções básicas de um robô industrial.


2. MJRoBot I – O Robot de Berkeley

FullSizeRender 9

Em 2015, terminei meu primeiro curso on-line. Foi uma experiência nova mas que despertou em mim uma paixão antiga a muito adormecida, a eletrônica!  O curso foi: EE40LX: Electronic Interfaces, através da plataforma EDX e ministrado pela Berkeley University, da California. A idéia foi uma revisão geral de eletrônica básica através de exercícios e experimentos, culminando em um Robot que obedecesse alguns requisitos básicos. Este projeto detalha como cheguei ao Robot final.


1. Conectando “coisas” através do Bluetooth

fullsizerender-17

No mundo do IoT e da automação em geral, é muito comum deparar-nos com controles remotos via celulares utilizando tecnologia BT. Isso é devido a 2 componentes básicos mas muito importantes:

  1. Plataforma de desenvolvimento para OS ANDROID
  2. Módulos BT baratos e acessíveis (Como por exemplo o HC-06)

Neste tutorial, vou desenvolver algumas idéias de como controlar as saídas de um Arduíno através de um celular de maneira a mover um Robot, acionar lâmpadas em uma casa, etc.


Voltar ao início da página


37 Respostas para Tutoriais em Português

  1. 

    Olá, Marcelo.
    Quero agradecer pelo compartilhamento de parte do seu conhecimento. Dedicar tempo em educação, sem dúvida, ajuda muitas pessoas, e torço para que você continue.
    Admiro-lhe ainda mais por citar as referências nas postagens, pois assim é possível analisar o mesmo tutorial em palavras diferentes. Às vezes o que é claro para um autor, pode não ser para outro, e os detalhes fornecidos por cada um se completam para o entendimento completo.

    Curtir

    • 

      Muito obrigado por suas palavras, Alan. Está foi a ideia quando comecei o blog, compartilhar conhecimentos e a decisão de fazer o blog em português, foi exatamente pela carência que sentia de projetos mais detalhados aí no Brasil! Apesar de escrever meus tutoriais originalmente em inglês, pretendo continuar com o Blog em português. Grande abraço!

      Curtir

  2. 

    Hi

    I would love to invite you to check out our Open Hardware, Arduino, Raspberry PI, mbed, BeagleBone, IOT, Smart Home, solutions you might find it useful for your dev.

    Just visit our site at https://www.makerfabs.com/

    We are looking for long-term partners in this field, and we are very interested to work with you.

    We helped thousands of companies, startups and single developers making their dreams come true.

    THIS MONTH We also offer special FREE promotion PCB with Free shipping included!
    Contact us for more details!

    Thank you
    Ron

    Curtir

  3. 

    Hello

    I would love to invite you to check out our Open Hardware, Arduino, Raspberry PI, mbed, BeagleBone, IOT, Smart Home, Inovations you might find it useful for your tasks.

    Just check out our page at https://www.makerfabs.com/

    We are looking for long-term partners in this area, and we are very interested to work with you.

    We helped thousands of companies, startups and single developers making their dreams come true.

    THIS MONTH We also offer special FREE promotion PCB with Free shipping included!
    Contact us for more details!

    Thank you
    Ron

    Curtir

  4. 

    Hello, your job is really outstanding and I got a lot of help from your project. Have you considered doing a project based on GSM or NBIOT?

    Curtir

  5. 

    Hello, nice videos , I would to know if can you show me or create some home automation like the one that you posted (https://www.youtube.com/watch?v=sZY1pHhq4AA),,, but for GOOGLE ASSISTANT?

    Curtir

  6. 
    Roniedson Fernandes da Silva 28 28-03:00 abril 28-03:00 2018 às 21:42

    Boa Noite!
    prezado Marcelo, minha esposa tem um salão de beleza e ela usa muito a prancha no cabelo dos clientes e é um movimento repetitivo que no futuro pode lhe causar doença
    PORTANTO DIANTE DISSO PENSEI EM FAZER UM BRAÇO ROBOTICO PRA COLOCAR NA PRANCHA OU SEJA AUTOMATIZAR E COM ISSO EVITAR UMA DOENÇA. VOÇE TEM ALGUMA DICA ? TENHO CONHECIMENTO DE ELETRONICA ARDUINO PODERIA MIM DA UMA LUZ?

    RONIEDSON

    Curtir

  7. 

    Hi Marcelo, great work to your projects. I’ve made face recognition door with servo, can you help me with the servo move to open door with face recognition? I used your face recognition code by the way and it works for me, but the problem was servo

    Curtir

  8. 

    Parabéns pelo excelente trabalho. Sou professor de robótica educacional da Rede Pública de Aracaju e estou precisando terminar um segundo protótipo de um robô de telepresença e gostaria de colocar o Node MCU, pois atualmente só funciona com bluetooth. Minha dúvida: colocando o NodeMCU (juntamente com uma L298) é possível controlar um robô (com uma camera wifi) a pessoa estando em outra rede wifi, diferente na qual está o robô??

    Curtir

  9. 

    thank Master MJRovai, your idea giving young generation think about the future.you are somebody that give trigger and inspiration for beginner.hopefully you can make more video about NodeMCU.Respectttt MjRovai.

    Curtido por 1 pessoa

  10. 

    Thank you very much for your open projects. I was searching such an handy and clear projects to understand Blynk applications. Your works were so valuable for me.
    Thank you again.
    Serdar

    Curtido por 1 pessoa

  11. 

    MERCI!
    J’ai monté le servo, puis l’écran, puis l’écran avec le servo.
    Tout marche bien!
    Maintenant je teste Blynk…
    Merci
    Claude.

    Curtir

  12. 

    Impresionante trabajo y mejor actitud aún. Como no admirar a alguien cuya sabiduría se demuestra con su humildad y ganas de compartir. Un abrazo desde España y ¡que no decaiga!

    Curtido por 1 pessoa

  13. 

    Hola Marcelo,
    Lo primero, muchas gracias y enhorabuena por tu trabajo, nos anima a muchos a seguir programando en el mundo de Arduino.

    Tengo una duda respecto al brazo robot de 4 DOF. Tengo un brazo robot de 6 DOF, que debería añadir en el código para incluir 2 ejes más?

    Muito obrigado!

    Curtir

  14. 

    Hi Marcelo
    Can you direct me or send me a higher resolution of the ESP32 pinout diagram? I want to enlarge it and post it on my wall.

    Thanks,
    Les

    Curtir

  15. 

    how do you connect ultrasonic sensor for water distance, pH and UV sensor sunligh intensity to ardufarmbor 2.0

    Curtir

  16. 

    Hello, sir.

    I would like to ask if is it possible to make ESP8266-12E send/monitor a simple signal (Red, Orage & Green) from a machine to PC?

    Thank you. 😉

    Curtir

  17. 

    Nossa, que bacana hein! Tu parece ser uma pessoa que domina
    bem do assunto, adorei especificamente do que Você
    falou na metade do website, adorei mesmo. Eu estava procurando um site sobre isto este tema afim de começar a acompanhar.

    Agradeço! https://siteseoblackhat35.tumblr.com/post/161821707492/valia-do-dofollow-contra-nofollow

    Curtir

  18. 

    For details on multiple DS18B20, please take a look on this great tutorial:
    http://arduino-info.wikispaces.com/Brick-Temperature-DS18B20#mult

    Curtir

  19. 

    Hello Marcelo,
    I want to build your loT temperature from anywhere project and I want to use two sensors.
    My question is: do I use a resistor on each sensor?
    Thank You from Pennsylvania USA
    David

    Curtido por 1 pessoa

  20. 

    Marcelo

    Parabéns pelo ótimo site que você mantenha.

    Eu realmente gostei do livro / tutorial, obrigado.

    Você sabe que eu sou mais um “andarilho” no software, agora com o seu guia vai dar uma paseao pelo hardware, mas estou certo de que eu vou queimar um circuito ou mais, como o menino que sempre queimar um ou dois jogos de ilumina a cada Natal.

    Abrazo

    Curtir

  21. 

    Hey! Can you make an app where you can connect and send voice commands over both bluetooth and wifi (using hc-05 and node mcu) in the same app? http://www.instructables.com/id/WiFi-Voice-Controlled-Robot-With-NodeMCU/ in this project please

    Curtir

  22. 

    you blog really inspiring me. i work as engineer. but only for maintain thing. i want to build thing. thank for your post. i now start build thing with my wife (a engineering lecture haha).

    Curtido por 1 pessoa

  23. 

    Cara fiquei co vontade de começar!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário