Sobre o blog

A idéia deste Blog é poder compartir idéias e experiências no mundo da eletrônica. A ênfase será no uso de plataformas de desenvolvimento baseadas em microcontroladores, como Arduino e computadores completos do tamanho de cartões de crédito como o Raspberry-Pi.

arduino_plus_raspberry_pi_cropped-600x293

Com o rápido desenvolvimento do que chamamos hoje de “Internet of Things” ou simplesmente “IoT”, controladores, sensores, dispositivos WiFi, etc., estão cada vez mais ao alcance das mãos de curiosos, “hobbystas”, estudantes, profissionais, etc.

File 1-12-16, 10 46 37

Qualquer idéia é bem-vinda.

Obrigado

Marcelo

Um pouquinho do IoT….

File 1-12-16, 10 38 34

29 Respostas para Sobre o blog

  1. 

    Olá Marcelo,
    Segui o seu post “TinyML – Motion Recognition Using Raspberry Pi Pico” com o Windows 10 até exportar as variáveis de ambiente e correr “cmake ..” , mas ao tentar correr “make -j4” recebo a mensagem “make: *** No targets specified and no makefile found. Stop.”
    Realmente na pasta “build” não existe ficheiro makefile. Que devo fazer?

    Curtir

  2. 

    Hello Marcelão,

    I have a question regarding linking of NodeMCU with two HC SR501 sensors. Is it possible to hook up these two sensors to NodeMCU and to be able to programme it so when one is active the second one appears as passive (does not show data)?

    Great blog by the way, very interesting projects! Keep up the good work 🙂

    Curtir

  3. 

    Found your Blog today, thanks for helping me with ESP32 and DHT OLED Clock!

    Curtir

  4. 

    Sir i am great fan of your projects and i have also tried this
    https://www.hackster.io/mjrobot/video-streaming-web-server-ef11e3
    project but sir i want to save either photos or video captured by pi camera in this project into database
    please tell me how to do that i have to show a project in my school and i am making this project but they want database connectivity too
    so please help me ASAP

    Curtir

  5. 

    Ola Marcelo,

    Meu nome é Marcos Vinicius e estou tendo meus primeiros contatos com IoT.
    Tentei fazer o ESP32 rodar embaixo do IDE do Arduino, a versão é 1.8.7, estou com o Ubuntu 18.04 e o ESP32, quando tentei executar o localozador de redes WIFI, ele me retorna o erro: exec: “python”: “executable file not found in $PATH”. A versão de python é a 3.6.6.
    Devo acrescentar o caminho no meu $PATH?

    Abraços

    Curtir

  6. 

    Olá Marcelo. Gostaria de parabenizar por este blog. Estava procurando por posts voltados ao Amazon Echo Dot (Alexa). Tenho o meu dispositivo, porém ainda estou apenas interagindo ela com o spotify. Como não tinha tanta noção de como interagir com outros dispositivos para automação residencial, achei que seria necessário ter também um Raspberry Pi. Gostaria de ver com você se existe algum projeto, ainda que simples, para integrar o Raspberry Pi com Alexa.

    Curtido por 1 pessoa

    • 

      Oi Rodrigo. Muito obrigado. Puxa na verdade não tenho. Eu fiz alguma coisa com a Alexa, mas somente estas emulações diretas utilizando o NodeMCU. Depois acabei deixando a Alexa de lado e tenho me dedicado ao Raspberry, com OpenCV e Flask. Fiz varios tutoriais, mas ainda estão em inglês, não deu tempo de traduzir. Estão no link do Instructables ou do Hackster em minha página.
      Da Alexa vou ficar te devendo.
      Um abraço
      Marcelo

      Curtir

  7. 

    Is it possible to use esp32 as an acces point?
    Connecting two esp32 and transmitting the data for example of the potentiometer?

    Curtir

    • 

      I have been trying to interface to a Echo Spot (2nd Gen) and cannot get Alexa to find my ‘wemo emulated’ devices. I have read there are issues when only the 2nd generation device is on the network. Something with UDP messages and Belkin in the header. I found your blog “When Iot Meets AI: Home Automation With Alexa and NodeMCU and it says your using a 2nd generation dot. Is the 2nd gen device the only one on your network? I will work through the tutorial but wanted some encouragement.

      Curtir

    • 

      I suppose, yes. But never tried use 2 ay same time.

      Curtir

  8. 

    Marcelo, boa tarde. Excelente seu material! Obrigado pelo compartilhamento de conhecimento! Vc tem alguma experiencia com “issues” de linearidade do ADC do ESP32? Deparou-se com problemas? Fiquei muito animado ao saber da qnd de portas ADC disponíveis e a resolução de 12 bits do ESP32 em detrimento do 8266, mas estou lendo algumas informações desanimadoras qnt a linearidade e estabilidade pobre do ADC do ESP32. O q pode me falar qnt a este tema?

    Curtir

    • 

      Hola Luiz. Eu sei que ha alguns problemas, principalmente para valores muito pequenos ou muito altos. Se você precisa de precisão, o melhor mesmo é usar um ADC externo. Eu não sei se o problema é HW ou SW. Fiquemos atentos para ver se a Spressif sai com algo em novas versões.

      Curtir

  9. 

    Marcelo, muito bom os seus posts, parabéns! Tenho uma dúvida… Sei mexer com arduino há algum tempo, pois curso engenharia elétrica, e sempre fiz tudo “localmente”, a questão do aparato e tudo mais, até que me veio na cabeça uma automação residencial, e me deparei em um problema, não sei desenvolver para web! Sei C,C++,Java, mas só o que vemos na faculdade, aí que está minha dúvida. O que eu preciso/ quais linguagens eu preciso saber para criar uma página web bonita (digamos assim) e enviar/receber dados, e que interajam com um nodemcu via wifi? Vi sua postagem do esp8266 com html, bem interessante, gostaria de saber como adicionar uma leitura de sinal analógico aí dentro.

    Curtir

    • 

      Oi Jean, acho que não respondi sua pergunta. Eu fiz vários posts usando o NodeMCU conectado à internet. Usei informações de sensores como de temperatura e humidade por exemplo. No projeto do Ardufarmbot, desenvolvi uma página completa em HTML/CSS/JavaScript onde subo as informações de vários Sinais analógicos como você comenta. Da uma olhadinha lá. Abração.

      Curtir

  10. 

    Muito legal este blog.
    Faço tecnólogo em mecatronica e estou começando a ler estes post’s….

    Curtido por 1 pessoa

  11. 

    Marcelo, sou novo com o módulo Bluetooth e achei seus projetos superdidáticos
    Mas me ocorreu uma dúvida:

    No projeto de “acender e apagar leds” são disponibilizados dois apps de Android (um pro controle dos leds e o outro para um robô)

    Onde eu encontro um exemplo do programa que comando o robô?

    Curtir

  12. 

    Parabéns pelo blog! Minha primeira visita de muitas que acontecerão… Uma dúvida: qual software você usa para criar os diagramas de blocos/esquemas?

    Curtido por 1 pessoa

  13. 

    Um dos melhores sites que vi, me explicou boa parte do que eu queria de uma forma didática e simples. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  14. 

    Grande Marcelão!
    Parabéns! Seu blog está muito lega! Tenho olhado de vez em quando. Parabéns também pela publicação do artigo na revista. É uma ótima contribuição para despertar nos jovens (e nos nem tão jovens) o interesse por tecnologia. Precisamos de muitos profissionais com sólidos conhecimentos teóricos (física, matemática, controle, informática, etc.) e que tenham a capacidade de transformar tudo isso em coisas práticas. Como eu sei que você, além de ser grande empreendedor, possui uma grande bagagem teórica serve como exemplo a todos.

    Um abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  15. 

    Show! Mt legal ver issso!

    Curtido por 1 pessoa

  16. 

    Parabéns Marcelão, tá muito legal i blog!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário